Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba

Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba e Região

Grupo teme que Prefeitura troque vigilantes por câmeras em prédios de Araraquara

30/04/2025

Representando um grupo de 30 eleitores do município, Sergio Aparecido da Silva Alves usou a tribuna popular da Câmara Municipal, nesta terça-feira (29), para manifestar preocupação com a possível substituição de vigilantes por câmeras de monitoramento em prédios públicos de Araraquara.

Apresentando-se aos parlamentares como vigilante, o inscrito revelou a existência de um plano da Prefeitura para substituir os profissionais por equipamentos de vigilância nas unidades de saúde, escolas e creches municipais. Segundo ele, a medida entraria em vigor no dia 5 de junho, data prevista para o encerramento do contrato com a empresa terceirizada responsável pelo serviço.

“As câmeras são apenas aparelhos fixos. Elas se movimentam 180 graus, 360 às vezes. Porém, os vigilantes — homens e mulheres, cada um com sua realidade — saem de casa sob qualquer tempo, enfrentando desafios, e são comprometidos com esse trabalho”, afirmou.

Após a fala do representante, vereadores da base governista e da oposição defenderam um diálogo mais amplo entre os profissionais e a Prefeitura. Sergio também entregou um abaixo-assinado ao líder do governo, Michel Kary (PL).

Procurada, a Prefeitura confirmou o fim do contrato com a terceirizada em 5 de junho e informou que, “dentro da Lei de Licitações, haverá uma redução de 25%” nos custos com a adoção das câmeras de monitoramento nos prédios públicos.

Fonte: acidadeon.com

OUTRAS NOTÍCIAS (ver todas)