?Operação Carnaval? terá mais de 100 PMs nas ruas

10/02/2023
Estratégia apresentada ontem pelo comando do 7º BPMI começa no dia 16

O 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º- BMP/I) inicia a “Operação Carnaval 2023” na próxima quinta-feira (16). Neste ano, para garantir a segurança da população, o foco será a fiscalização de motoristas e o policiamento de locais onde serão realizadas as festas carnavalescas e os chamados “pancadões”.

Serão três frentes nas quais a Polícia Militar irá atuar durante o Carnaval em Sorocaba. A primeira será a “Operação Bafômetro”, com foco na fiscalização de eventuais condutores que estejam dirigindo embriagados. Para a ação, a PM mapeou os pontos da cidade com maior fluxo de pessoas e onde há possibilidade de motoristas estarem dirigindo embriagados.

A “Operação Bafômetro” será realizada nas principais vias da cidade e nos acessos aos festejos carnavalescos: “Lembrando que até 0,33 mg/l é infração gravíssima e a pessoa perde a habilitação. Acima disto é crime e a pessoa será conduzida à delegacia de polícia, em flagrante”, explicou o comandante do 7º Batalhão da PM, tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes.

Outro foco da “Operação Carnaval” serão os festejos carnavalescos, com policiamento no Parque das Águas e eventuais locais onde ocorram festas de Carnaval. O terceiro e último serão os pancadões. “Não é a questão da música ou a questão cultural que será combatida, mas sim as infrações penais que eventualmente acompanhem os eventos, como tráfico de drogas, uso de entorpecentes, porte de armas e consumo de álcool por menores de 18 anos”, detalhou o tenente-coronel.

Para isso, alguns pontos conhecidos onde ocorrem os pancadões serão tomados pela PM, para evitar aglomerações e os eventos. “Se surgirem outros pontos diferentes dos que nós já temos conhecimento, vamos até o local para que haja a dispersão das pessoas. Nosso objetivo é evitar que ocorra a perturbação do sossego”, disse o comandante, acrescentando que é muito importante que a população colabore, informando à Polícia os locais dos eventos, por meio do telefone 190.

Durante a operação, um efetivo de 110 a 120 policiais militares estarão nas ruas da cidade, dedicados à Operação Carnaval, sem causar prejuízo às demais atividades habituais da PM. “Nós teremos policiamento ordinário exercendo as atividades habituais e este efetivo especifico para cobrir esses eventos mencionados”.

Todo o planejamento da Operação Carnaval foi realizado com o apoio da Guarda Civil Municipal, do setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Polícia Civil, que reforçará o efetivo em seus plantões policiais por todo o período carnavalesco. “São medidas que nós adotaremos para melhorar e maximizar a segurança da população de Sorocaba neste período do Carnaval”, finalizou o tenente-coronel.

Fonte: Jornal cruzeiro do sul